domingo, 1 de julho de 2012

Top 10 livros favoritos - por Francisco Bruno


Olá queridos leitores!!

Chegou minha vez de mostrar a vocês os livros que mais me marcaram. O critério que eu usei para escolher esses 10 foi o impacto que eles causaram na minha vida e o quanto eles me transformaram. Espero que vocês leiam esses livros e se encantem como eu me encantei. J

10º lugar: O Seminarista (Bernardo Guimarães)

Sinopse: Eugênio e Margarida crescem juntos e desde muito cedo alimentam uma amizade que se transforma (quando adolescentes) em uma paixão super arrebatadora. Mas a família de Eugênio o obriga a entrar no seminário e, dividido até a alma entre paixão e religiosidade, ele vai para o seminário. Quando está lá, seus pais mentem dizendo que Margarida havia se casado, para que ele a esquecesse. Eugênio sofre horrores para esquecê-la e consegue acalmar (só acalmar) a paixão. Ele se torna padre e volta à vila para celebrar a 1ª missa, mas é chamado para dar a extrema-unção em uma doente. Era Margarida (:O). Eles conversam e ela fala a verdade. E vocês já podem imaginar o desespero dele...
Minha opinião: Gostei muito de todo o enredo desse livro, e também da descrição das paisagens que lembram minha terrinha ( o Ceará). Ele me marcou muito e me remete ao maior mico da minha vida: Tive que encená-lo, como Eugênio, e na frente de toda a escola Margarida resolve esquecer as falas dela e atrapalhar as minhas...


9º lugar: Menino de asas (Homero Homem)

Sinopse: No interior do Brasil acontece algo espetacular: uma criança nasce com asas em vez de braços. Ele recebe o nome de Menino de Asas. Seria muito bom se não fosse pelo preconceito das pessoas contra o diferente. Desde pequeno ele o enfrenta e é proibido de frequentar a escola, mas recebe ensino em casa. Quando aprende o que deveria, vai para o Rio de Janeiro onde lá encontra mais (só pra variar) preconceito. Menino de Asas é perseguido e chamado de monstro. É acolhido por um grupo de menores infratores, mas, como é de boa índole, recusa participar do bando. Sofre mais até que decide virar homem comum operando as asas. O cirurgião, absolutamente intrigado, o acolhe em casa para estudá-lo e planejar a cirurgia. Tudo estaria bem se ele não fosse se envolver logo com a filha do cirurgião, Rute, e dar uma de herói salvando da polícia os bandidos amigos; aqui tudo desmorona e sua vida dá uma reviravolta...
Minha opinião: Até onde minha memória vai, este foi o primeiro livro da minha vida e com ele eu descobri que era possível viajar sem sair do lugar (fiquei muito encantado com isso). Lembro que sofri com as idas ao dicionário a cada frase, mas cresci muito com essa leitura. Para quem cansou de passar tempo só com joguinhos, eu recomendo; a história é boa e a leitura muito agradável.

8º lugar: Volta ao mundo em 52 histórias (Neil Philip)

Sinopse: Esse livro narra 52 histórias (lendas) de 33 países de todo o mundo. O livro tem toda uma magia com sua elegante narração, as belíssimas ilustrações, e as informações adicionais em torno das páginas sobre o país da história e a história. Eu, que estava acostumado a ouvir apenas contos de fadas europeus, amei conhecer outros países e suas lendas e me aprofundar nas que já conhecia.
Minha Opinião: Esse livro lembra muito minha infância: eu o li quando morava no Ceará, sentado no pé de seriguela do meu quintal; eram mágicas as manhãs que viajava com esse livro. E até vivi uma aventura com ele: lendo-o confortavelmente no meu pé de seriguela, eis que me aparece um camaleão a ponto de me dar uma rabanada... quase morri do coração...

7º lugar: Menino de engenho (José Lins do Rego)

Sinopse: O livro conta a história de Carlos, um menino que tinha só quatro anos quando a mãe é assassinada pelo pai e que tem que ir morar no sítio do avô materno (o Santa Rosa). Lá ele conhece pessoas boas e más e vive várias experiências. Mas como um menino meio abandonado (sem pai nem mãe), apesar de ter uma tia muito boa, ele começa a ter uma vida sentimental e sexual muito precoce com primas, negras empregadas e uma professora. Até que vira homem com uma negra aos doze anos e pega uma DST. Vira motivo de chacota e é mandado para um colégio interno.
Minha Opinião: O livro é super agradável de ler. Ri horrores com ele. Eu vi minha infância retratada nele: o bucolismo do interior do Nordeste, os mitos, o folclore, a religiosidade. Tem meu selo de garantia de qualidade...

6º lugar: Livro da vida (Santa Teresa de Ávila)

Sinopse: O livro é uma autobiografia de Teresa de Ávila (1515-1582). Nele Ela fala sobre sua infância, seu desleixo com a espiritualidade enquanto crescia, seu caminho de volta para Deus e sua vida religiosa antes de converter o coração a Deus e depois. Ela conta como sofreu para reformar uma das principais ordens da Igreja em plena época da reforma protestante. Além disso, dá conselhos de como orar e ter uma vida espiritual cada vez melhor, tudo com a autoridade de quem vive o que escreve.
Minha Opinião: Esse livro me transformou totalmente e me fez mudar a direção para a qual caminhava. Ele é muuuito bom e recomendo muito.

5º lugar: História da Arte (Graça Proença)

Sinopse: Nesse livro Graça explica o caminho da arte desde que o homem é homem até nossos dias. Ela fala das principais características da arte de cada período e de cada escola e da controversa arte contemporânea. Ela dedica vários capítulos à arte no Brasil. Além da pintura, ela fala da arquitetura, da escultura e do cinema.
Minha opinião: Livro muito bom, texto não muito técnico e figuras excelentes. Esse livro me transformou profundamente: deixei de ver a arte como falta de ter o que fazer e deixei de ver a matéria escolar “artes” como matéria passatempo. Com esse livro me tornei amante das artes; boa parte do que sei sobre o assunto auri dele. Leiam.

4º lugar: Confissões (Santo Agostinho)

Sinopse: Confissões é o livro autobiográfico escrito por Santo Agostinho (354-430) por volta do ano 400. Ele fala de sua vida antes da conversão ao cristianismo, que não era nada correta, e do seu processo de conversão e da conversão. O livro é uma oração de Agostinho para Deus. Nele ele fala também de suas ideias filosóficas e teológicas. O livro tem um pouco de tudo: psicologia, filosofia, teologia, poesia, mística e tudo narrado de uma forma encantadora e sincera. O título fala os dois objetivos do livro: confessar seus pecados e confessar que a misericórdia de Deus é maior que tudo.
Minha opinião: simplesmente super-hiper-mega-ultra fantástico. Um dos melhores da história da humanidade. Uma leitura muito edificante, não há como ler e ser a mesma pessoa. Não preciso nem falar o quanto eu recomendo, né?

3º lugar: História de uma alma (Santa Teresinha do Menino Jesus)

Sinopse: É um livro autobiográfico escrito por Santa Teresinha (1873-1897), uma religiosa carmelita, no final do século XIX, por ordem de suas superioras. Teresa conta sua história desde as primeiras lembranças de criança (ela tem uma memória incrível, diga-se de passagem) até sua maturidade espiritual no momento em que escrevia, passando por vários fatos, como a aventura em que precisou ir diretamente ao Papa para poder ser religiosa aos 15 anos. A sequência de fatos é permeada por reflexões do mais alto e simples grau de espiritualidade. Nesse livro Teresinha, que é uma Doutora da Igreja, expõe sua simples e profunda doutrina, que não serve apenas para católicos, mas para todos os simples e sinceros de coração.
Minha Opinião: É um livro que me acalma o coração, pois me mostra que Deus se agrada mais com o amor simples e sincero do que com demonstrações de fé exteriores e grandiosas. É impressionante a simplicidade da narração. Me senti muito próximo de Teresinha, é como se nós conversássemos. Ri, fiquei triste, torci, e principalmente me acalmei na confiança em Deus lendo esse livro. Quem quiser descobrir a alma do cristianismo leia-o.

2º lugar: Convite à filosofia (Marilena Chaui)

Sinopse: Nesse livro Marilena (uma filósofa brasileira contemporânea nossa) faz uma introdução à filosofia apresentando sua história e introduzindo o leitor nos seus principais assuntos e seus problemas: razão, verdade, memória, imaginação, linguagem, consciência, metafísica, ciência, religião, arte, moral, política, etc. Esse livro não é simplesmente um monte de informações para se decorar (infelizmente muitos professores de ensino médio fazem alunos pensar que filosofia é isso). Você mergulha nos problemas e no pensamento dos principais filósofos, de modo que você se sente ao lado de Aristóteles, Hegel, Tomás, Nietzsche e companhia limitada.
Minha Opinião: Livro absolutamente fantástico. Esse foi um dos livros mais úteis do meu ensino médio. Como tirei onda (às vezes até com professores) com o conhecimento adquirido dele. Ele me fez considerar filosofia a melhor matéria do ensino médio (é deplorável que não se tenha ela desde a 5ª série) e uma das maiores paixões da minha vida.

1º lugar: Os 4 evangelhos canônicos.

Sinopse: Os 4 evangelhos canônicos são livros que falam da vida de Jesus Cristo (6 a.C.-27 d.C.). Eles foram escritos por discípulos de Jesus (no caso dos evangelhos de Mateus e João) ou por discípulos dos discípulos (no caso dos evangelhos de Marcos e Lucas). Neles estão contidas as palavras de Jesus, seus ensinamentos, milagres e, para 2,3 bilhões de pessoas, o caminho da salvação eterna.
Minha Opinião: A leitura deles é uma graça. Acho que na nossa sociedade os evangelhos são os livros mais influentes; e comigo não foi diferente: desde pequeno já entrei em contato com os evangelhos sem os ter lido. Quando li-os eles realmente me transformaram, pois mergulhei num mar em que apenas molhava o pé. Façam a experiência.


Bom pessoal, esse foi meu Top 10. Espero que tenham gostado. J
Daqui a pouco a Menina Hellen mostrará seu Top 10, aguardem...
Um super abraço, Bruno.

Um comentário:

  1. Caro amigo desse blog, achei o maior instrumento de iniciação à leitura da minha vida, isso mesmo, iniciação, pois foi o primeiro livro que me identifiquei,lembro-me até hoje. Tenho 48 anos, li esse livro tinha 12 anos, fiquei super encantado ao reve-lo, esse livro chama-se o menino de asas, muito encantador, fiquei maravilhado, abraços.

    ResponderExcluir