quarta-feira, 11 de julho de 2012

As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire)


Olá leitores queridos! 
Nessas últimas semanas, eu aproveitei para ler uns livros que estavam pendentes. Dentre eles estava a série de As Crônicas de Gelo e Fogo.


Oh como eu amei essa série! Já conhecia desde o ano retrasado. "Fiz" minha mãe comprar os livros, mas nunca tinha terminado de ler. Motivos: escola/"cegueira"/vestibulares/Unb. Sempre tinha algo pra me atrapalhar a leitura. Mas durante essas semanas, eu aproveitei a greve que está acontecendo na minha universidade e recomecei a ler a série. 

Agora mostrarei um resumo da história pra deixar vocês com vontade de ler, mas atenção: contém alguns spoilers...

Os romances giram em torno dos Sete Reinos, onde uma guerra pela posse do Trono de Ferro é travada. A história se passa principalmente sobre o continente de Westeros, mas também sobre uma grande massa de terra ao leste chamada Essos. Há uma linguagem universal — o idioma comum de Westeros —, bem como dialetos regionais e até mesmo uma língua extinta.

No passado, sete reinos independentes foram tomados, um a um, e posteriormente unificados por Aegon, o Conquistador, e suas duas irmãs — todos da Casa Targaryen. Com as espadas de seus inimigos Aegon construiu o lendário Trono de Ferro e sua linhagem governou sem mais incidentes. Cerca de quase três séculos depois, a hegemonia dos Targaryen é quebrada com uma rebelião e o jovem Robert Baratheon, com seus aliados, obtém a coroa. Os romances, que começam pouco mais de treze anos após este grande evento, passam então a seguir três tramas principais:

A primeira trata da conspiração e subsequente guerra pelo trono. Situada nos Sete Reinos, narra uma luta entre clãs rivais, que se desenvolve após a morte do rei Robert. O trono é reivindicado por seu filho Joffrey, apoiado pela influente família de sua mãe, a Casa Lannister. No entanto, Lorde Eddard Stark, principal conselheiro de Robert, descobre que todos os filhos do rei são ilegítimos e que o trono pertence então, por direito, ao segundo dos três irmãos Baratheon, Stannis. Stark é preso pela rainha e posteriormente morto por ter descoberto seu segredo. Renly, o irmão mais jovem do falecido rei, também reclama a coroa, desconsiderando abertamente a ordem de sucessão, com o apoio da poderosa Casa Tyrell. Enquanto a batalha dos reclamantes pelo Trono de Ferro se desenvolve, Robb Stark, herdeiro de Lorde Eddard, é proclamado rei no Norte com o apoio de seus vassalos e de seus aliados da Casa Tully.

O segundo argumento gira em torno das criaturas conhecidas como os Outros. Ao norte dos Sete Reinos existe uma muralha de gelo com centenas de metros de altura que protege o lugar há milhares de anos de seres sobrenaturais. Guardando a edificação estão os membros da Patrulha da Noite, um grupo que permanece em vigília constante para defender Westeros de um inimigo considerado extinto há muito tempo. Entretanto, após o longo período de calma, patrulheiros são mortos além da Muralha e descobre-se que o mal que a construção encerrava regressou.

O terceiro e último trata dos dois descendentes da dinastia derrubada que sobreviveram, exilados além do mar estreito, em Pentos. Lá, Viserys Targaryen casa sua irmã mais nova, Daenerys, com Khal Drogo, o líder de milhares de guerreiros nômades chamadosdothraki. Ele espera obter homens suficientes do exército do marido dela para invadir os Sete Reinos e retomar o trono que vê como seu por direito. Entretanto, após uma série de eventos, Viserys é morto e Drogo também. O exército de Drogo se separa e menos de uma centena de pessoas continuam com Daenerys. Cumprindo a tradição do povo de seu marido, a jovem ergue uma pira funerária e deposita ali todos os bens que recebeu ao se casar com ele. Entre eles estão três ovos de dragão, uma criatura já extinta. Em um tipo de transe, a última Targaryen entra nas chamas e retorna ilesa, com três pequenos dragões consigo. Os poucos dothraki presentes lhe juram fidelidade e ela inicia sua jornada para reconquistar o Trono de Ferro.



Gente os livros são ótimos! Recomendo todos lerem, mas antes tenho alguns conselhos para vocês:


  • Se você for meio cego como eu, pegue seus óculos. Sério, a letra é bem pequena. Minha mãe e minha tia que também são "cegas" nem tentaram ler haha. Mas não desanime!  
  • Se você for uma pessoa que guarda rancor, procure um terapeuta, porque você vai odiar e xingar muito o escritor George R.R Martin. Pelo menos comigo, minha prima, alguns amigos e vários conhecidos do face foi assim. Xingamos muito, juramos não ler mais a série mas não teve jeito: os livros são tão bons que a gente sempre recomeçava a leitura rsrs. Por que o ódio e xingamento? Véi esse homem é doido, mata todo mundo! Quem você nunca imaginaria que ia morrer morre, e quem você quer que morra continua vivo!  As imagens abaixo demonstram bem isso...






"Todos eles merecem morrer!
Ideia brilhante preciso anotar isso."

  • Não desanime com o tamanho dos livros. Você lê que nem vê. Em 4 dias eu terminei de ler o terceiro livro da série "A Tormenta de Espadas" que se não me engano é o maior da série até agora. Mas eu fiquei meio lesada... acho que alguns neurônios foram destruídos... hahaha'
  • Último conselho: aliás.. uma imagem vale mais que mil palavras... 



Recentemente foi lançado o 5° livro da série "A Dança dos Dragões" mas aconteceu um erro de tiragem e os exemplares tiveram que ser recolhidos. Palmas para a arte da capa! Muito digna! 

Ah e também tem uma série de TV feita pela HBO. Mas eu só assisti a 1° temporada e muito "marromeno" então não tem como dar minha opinião sobre ela. 

Como não estou em casa, ainda não li o livro "O Festim de Corvos". Por enquanto estou lendo a trilogia "Jogos Vorazes" que também vai receber um post depois. Bom, espero que vocês tenham gostado do post e que tenham a curiosidade de ler esses livros. E quem já leu, deixe sua opinião aqui! Beijos e até o próximo post!  :D


Créditos das imagens: https://www.facebook.com/gotbr

Um comentário: