quarta-feira, 20 de junho de 2012

Top 10 livros favoritos - por Ângela Maria

Olá leitores!

Minha vez de apresentar-lhes os livros que mais me marcaram e, assim como minha colega Letícia, a dúvida rondou meus pensamentos. Fiz uma espécie de "escada", dos mais simples aos "grandiosos". Aproveitem!

Top 10 livros favoritos - por Ângela Maria

10° lugar: O Escaravelho do Diabo (Lúcia Machado de Almeida)


Sinopse: Ambientada na cidade de Vista Alegre, a história de "O Escaravelho do Diabo" envolve uma série de assassinatos. As vítimas são "presenteadas" pelo seu assassino com um escaravelho. Um fato chama a atenção: todos possuem as mesmas características - cabelo ruivo e sardas. Alberto tem seu irmão como primeira vítima e inicia uma investigação junto ao Inspetor Pimentel e o sub-Inspetor Silva. Nesse meio tempo, apaixona-se por Verônica e tem  que decidir entre a investigação e seu amor.

Minha opinião: Ótima opção para quem curte um suspense. A linguagem é fácil, a leitura fica bem rápida.

9° lugar: Circo dos Horrores (Darren Shan)


Sinopse: Ao assistir um espetáculo de horrores em um circo junto com o amigo Darren, Lucas tem a certeza de um dos participantes é vampiro. Após a apresentação, Lucas pede ao vampiro para que o transforme em um também. No entanto, o senhor Crepsley - o vampiro - não o faz afirmando que Lucas tem "sangue ruim". Darren fica encantado com a aranha Madame Octa e a rouba do senhor Crepsley. A aranha acaba picando Lucas que fica entre a vida e a morte. Darren pede socorro ao vampiro que, em troca, deseja transformá-lo em seu assistente (ou seja, em um vampirinho). 

Minha opinião: Instigante da primeira até a última página.

8° lugar: O Vampiro que Descobriu o Brasil (Ivan Jaf)


Sinopse: O livro conta a história do Brasil com dois vampiros como personagens principais. De forma humorada, a trama se inicia no descobrimento passando por figuras como Dom Pedro I, Getúlio Vargas até os dias atuais.

Minha opinião: De tão bizarras que são as situações, o livro conseguiu arrancar de mim algumas gargalhadas e frases do tipo "Nossa! Que incrível! Faz todo sentido!".

7° lugar: Câmera na mão, O Guarani no coração (Moacyr Scliar)


Sinopse: Decididos a participar de um concurso de vídeo, um grupo de estudantes escolhe a obra "O Guarani" para reproduzir uma cena. Ao longo da história são reproduzidos alguns trechos da obra de José de Alencar em meio a comemorações, desentendimentos e paixões.

Minha opinião: Foi uma forma bem criativa de apresentar para a galerinha mais nova o trabalho de José de Alencar. A maneira como a trama se desenrola, a disputa entre dois grupos e o medo de se apaixonar dão uma "salgada" ao livro.

6° lugar: Formaturas Infernais ( Meg Cabot, Stephanie Meyer, Michele Jaffe, Kim Harrison e Lauren Myracle)


Sinopse: Esta obra reúne contos de terror de cinco autoras, mostrando que uma festa de formatura pode ser pior que qualquer pesadelo. Vampiros, mortes e demônios se encontram nessa incrível demonstração de horror.

Minha opinião: Resumindo em uma palavra: incrível! Todas as histórias me surpreenderam, mas a que conseguiu tirar meu sono foi "O Buquê", da Lauren Myracle ( Não leiam esse conto à noite!!). Cuidado com o que deseja...

5° lugar: Cérebro (Robin Cook)


Sinopse: Mortes estranhas começam a ocorrer. Curiosamente são todas mulheres que tiveram o cérebro removido. Martin Philips e Denise Sanger buscam por respostas, eis que as autoridades exigem a suspensão de qualquer investigação com relação aos acontecimentos recentemente descobertos. O que seriam simples óbitos passam a fazer parte de um plano que Martin e Denise tentam descobrir a qualquer custo.

Minha opinião: Fiquei um pouco assustada com a história. A descrição do local onde as vítimas são encontradas e o que acontece com elas faz o livro parecer uma história de terror. Muito boa, por sinal.

4° lugar: O Código Da Vinci (Dan Brown)


Sinopse: Robert Langdon, um professor de Simbologia Religiosa na Universidade de Harvard, juntamente com Sophie Neveu, é escolhido para ajudar a descobrir quem foi o responsável pelo assassinato de Jacques Saunière no museu do Louvre - este, curador do museu. Organizações como Opus Dei e a sociedade secreta Priorado de Sião são abordadas na história, assim como anagramas e possíveis descobertas relacionadas à imagem da Santa Ceia. O Homem Vitruviano e o quadro de Monalisa ajudam a aprimorar a história.

Minha opinião: Suspense do começo ao fim. O que você imagina que é, acaba descobrindo que não é. Nessa obra, Brown realmente consegue prender o leitor. Até eu tinha vontade de decifrar os códigos criptografados deixados por Saunière.

3° lugar: Conte-me Seus Sonhos (Sidney Sheldon)


Sinopse: O livro fala sobre três mulheres - Ashley, Toni e Alet - que passaram por um trauma e são suspeitas de assassinatos em cidades diferentes. Prisão efetuada, é hora do julgamento, o mais inusitado que se tem notícia.

Minha opinião: De todos é o que mais me chamou a atenção. Novamente o jogo do "parece mas não é". De maneira redundante: "é surpreendentemente surpreendente".

2° lugar: A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)

Sinopse: Na época do Segundo Reinado, no Rio de Janeiro, Carolina encontra uma paixão arrebatadora. No entanto, lembra-se do juramento que fez quando ainda era criança à um garoto. Ela se vê em um embate: se entregar ao novo amor ou esperar pelo antigo...

Minha opinião: Uma maravilha de literatura! A sensação que tive foi a de que estava lendo um  livro escrito nos últimos cinco anos de tão parecidos os acontecimentos com a realidade. Vale a pena cada página. 

1° lugar: Dom Casmurro (Machado de Assis)


Sinopse: Criados juntos desde pequenos, Bentinho e Capitu casam-se, têm um filho e um amigo em comum. Amigo esse que levanta suspeitas de Bentinho e deixa no ar a pergunta: "Capitu traiu ou não traiu?".

Minha opinião: Fantástico! Maravilhoso! Incrível! The Best! Não só por ser um clássico, a história é realmente envolvente e intrigante. Tive muito resistência com relação ao livro, não me agradava em nada (aquela mania chata de julgar pela capa, pelo título, etc.), só resolvi incorporá-lo à minha lista de queridinhos após muita insistência da minha irmã. Deu certo! Li em duas tardes sem querer parar um segundo. 


Galera, meu top 10 está aí. Feito com muita pena por deixar outros livros de fora :/ .
Leiam mesmo! Vale muito a pena.

Agora é com a Hellen e o Bruno.

Beijos, Ângela Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário