sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Leitura e os Leitores


Teste: leia até o fim.


Mesmo com toda a tecnologia (aparentemente) disponível, por que as pessoas ainda procuram pela biblioteca? E se procuram, por que o número de leitores caiu nos últimos 4 anos?


Muitos afirmam que o uso de tablets afastou os usuários das bibliotecas e que esse instrumento é o que pode atrair pessoas para o mundo da leitura por oferecer uma interatividade muito maior do que o livro em papel. Pode parecer absurdo mas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 33% dos brasileiros têm acesso à internet em casa. Esse número encontra-se em uma distribuição irregular com locais tendo 69% de habitantes com acesso à internet e locais com 0%.
Como ter a internet como aliada em um país onde a rede mundial de computadores não atingiu nem metade da população? Aí entra a biblioteca.

O número de adeptos à leitura diminuiu. Ok. Sugiro três teorias:

Teoria 1- não é que as pessoas tenham perdido o interesse em ler, as leituras é que deixaram de ser interessantes. "Não se fazem mais clássicos como antigamente".

Teoria 2- eu e meus colegas de blog, como universitários, temos que aprender a "dividir" o tempo entre trabalhos finais, provas,  pesquisas, artigos, etc. Lamentamos muito não conseguir concluir um livro de nosso interesse. Sentimos   falta de ter ao nosso lado uma história instigante, apaixonada, assustadora, surpreendente. Por enquanto, lemos apenas assuntos voltados para o nosso curso - o que, infelizmente, não inclui Dom Casmurro e nem A Moreninha :'(

Teoria 3- Os jovens leitores, entre 7 e 9 anos de idade, são inseridos no universo da leitura forçadamente. É um texto que a tia passou para copiar, ou ele só tem acesso a livros voltados para o público adulto - qual criança de 7 anos consegue ler tranquilamente Iracema?

Se você já chegou até aqui no post, parabéns! Isso mostra que você não se deixa levar pelo tamanho de um texto na hora de lê-lo. Muitos deixam de  ler uma reportagem ou um livro por serem "extensos demais".

A leitura deve ser estimulada desde a infância, com o texto adequado para cada idade.
Trataremos sobre isso em outros posts.

Leia mais!

Ângela, Bruno, Hellen e Letícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário