sábado, 29 de setembro de 2012

Dois Tempos

Fim de semana tá acabando mas ainda dá tempo de correr pra um bom livro. Fiquem com "O incrível roubo da loteca".


" Uma fortuna estava sendo disputada naquele teste da Loteria Esportiva. Uma grande tentação para os desonestos... De repente, o grande goleiro da Seleção Brasileira, de repente, no final de uma vitória fácil, fica abobado e 'engole' três 'frangos' seguidos! Uma zebra sem tamanho no teste da Loteria Esportiva! O que seria aquilo? De algum modo, alguém deve ter inventado um jeito de manipular os resultados para ganhar uma fortuna sozinho. Um enigma para ser desvendado pelo famoso trio Eloís, Isabel e Marco em uma aventura emocionante."

A cada capítulo, uma descoberta. A leitura é bem rápida, a história é empolgante e consegue "prender" o leitor.

Ficha técnica

Título: O incrível roubo da loteca
Autora: Stella Carr
Coleção: Veredas
Editora: Moderna
Literatura infanto-juvenil

Sinopse extraída da própria obra.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Maratona Turma da Mônica Jovem

Olá leitores!

Quem vos digita é Ângela Maria, adoradora da Turma da Mônica Jovem.

Aproveitando o lançamento da edição 50 da TMJ (gente, é o casamento da Mônica com o Cebola!), resolvi propor essa maratona que nada mais é do pegar todas as edições TMJ e relembrar as aventuras da turma teen. Selecionei algumas revistas (afinal, são 50) que considero as melhores. Vamos lá?


Edições 1, 2, 3 e 4.

Mavidele, Tobor, Tchalu e Edom. Nessas quatro dimensões, Mônica, Cebola, Magali e Cascão devem recolher artefatos mágicos - cubo fantástico, globo celeste, disco de Saturno, cilindro de Netuno -  para derrotar Yuka e libertar seus pais. Para isso, assumem identidades que remetem ao desenho Caverna do Dragão (tem até a parte da montanha russa). Cebola é um guerreiro paladino, Cascão é um ladino, Magali é a maga e Mônica a arqueira elfa. 

Ah! E na edição 4 acontece o primeiro beijo do casal principal.

Edição 5.

Passada toda a tensão dos primeiros exemplares, na quinta edição a história é mais leve, com aventuras do dia-a-dia, garantindo muitas gargalhadas. O gibi está dividido em três histórias: "Onze coisas que as garotas amam", "Os meninos são todos iguais" e "Pai! Me empresta a chave do carro?".


Edição 9.

Essa tem que entrar pra história como uma das melhores de todos os tempos! Um novo aluno chega ao Colégio do Limoeiro e causa sensação entre as meninas e conquista a amizade de todos. Todos menos do Cebola, que passa a desconfiar do fato do rapaz não sentir medo da Mônica. Inteligente, gentil, educado, carismático, de boa aparência, tudo indica que ele está apaixonado pela líder da turma. Maaaas, é como diz aquele ditado: "as aparências enganam". Ou não??

Edições 13 e 14.

A turma fica "viciada" no jogo World of Animecraft, no entanto, um jogador tem chamado a atenção por derrotar todos os outros participantes, crescendo rápido no meio, sem dar chance pra ninguém. Capitão Onion C. e sua companheira de game, Lucília, descobrem que, caso não tomem cuidado, vida real e web podem se misturar. A reviravolta ao final do número 14 é incrível.

Edições 18 e 19.

Mônica participa de um concurso para escolher a nova integrante do grupo Star Stars, mas algo inesperado acontece e quem leva essa é a Magali. A amizade das duas é abalada com a novidade e Magali passa a se ver cada vez mais sozinha apesar de conquistar tantos fãs. Ainda por cima tem a Denise pra dar uma "esquentada" no desentendimento entre Magá e Mô.


Edições 21 e 22.


Incríveis! Apenas. O quarteto Mônica, Cebola, Cascão e Magali vão parar no País das Maravilhas. Cebola arrasou como Chapeleiro Louco.


Edições 23 e 24.

Repentinamente, tudo vira motivo pra gargalhada. Aliás, nem precisa de motivo pra rir quando se tem um caderno que faz com que pessoas no mundo todo comecem a rir de maneira descontrolada. Um caderno que veio do céu - literalmente - e foi parar nas mãos do Cebola, provoca desconfiança e deixa todos em estado de alerta. Inicia-se uma verdadeira perseguição para encontrar o responsável pelos ataques.


Edições 26, 27 e 28.

"O Aniversário de 15 Anos da Marina" é um verdadeiro sonho de festa. Com trechos em cores, o gibi apresenta um conto de fadas (sem as fadas) que encanta qualquer pessoa. Óbvio, alguém não fica contente com a festança. A bruxa Viviane aparece para tentar dar um fim nessa alegria pelo fato de sua filha não ter sido convidada.



Edição 31.

Marca o fim do relacionamento da Aninha com o Titi, que logo engata com a Carmem. O legal é ver Aninha deixando de lado a dependência que sentia com relação ao Titi e tornado-se uma nova garota, bem diferente daquela bobinha de sempre. O melhor mesmo é ver o convencido aí quebrando a cara ao acreditar que sua ex vai pedir pra reatarem.



Edição 34.


Não precisa nem comentar, né? É o namoro da Mônica com o Cebola! Todos os garotos passam a demonstrar interesse pela Mô; Cebola logo vê que, se não agir rápido, pode perder seu amor pra qualquer um de seus "amigos".

Edição 35.




Morre um grande astro do cinema e é feito um baile para encontrar o novo talento da interpretação. Um misterioso fantasma (que me lembrou o Gerard Butler em "O Fantasma da Ópera) desperta a curiosidade de Mônica, que vai descobrindo a verdadeira intenção do baile.


Edição 39.

Para comemorar o dia das bruxas, a galera resolve se reunir em um festa de arrepiar. Vão parar na casa de uma misteriosa adolescente que desperta a ira da Mônica por parecer estar interessada no Cebola. Eles se reúnem em uma sala e começam a contar histórias de terror.
P.S. Assusta mesmo. Até hoje tenho medo das bonecas que sobraram do meu tempo de infância.

Edição 42.

A galera participa de um torneio de games que acontece no Colégio do Limoeiro. Um jogador quase coloca tudo a perder quando usa propositalmente a imagem da Mônica para derrotar o Cebola nas lutas e acabar com as chances de vitória da sua equipe. O debate sobre os games violentos influenciarem ou não no comportamento dos jovens é destaque nessa edição. 


Edição 45.

Para ser motivo de orgulho para Magali e não atrapalhar mais seus amigos, Quim resolve fazer aquilo que realmente gosta e leva jeito: cozinhar. Ele se matricula em uma ótima escola e descobre que seus colegas estão sempre dispostos para atrapalhá-lo. Brincadeiras de mau gosto e ameças fizeram com que eu realmente sentisse muita pena do Quim.


Edição 48.

Sem saber pra que, Cebola viaja ao futuro e deve descobrir uma maneira de derrotar uma raça de robôs-zumbis que foi criada pela Bulbus Tech e praticamente dizimou a humanidade. Ao longo da história, descobre-se que o responsável pelos robôs é o próprio Cebola que, nesse futuro, não se casou com a Mônica por dar total prioridade ao seu plano de dominação mundial. Nota dez!

Edição 50.

É o casamento, minha gente! Fica aqui o suspense pra quem ainda não adquiriu seu exemplar.



Melhor Capa: Edição 29.




 Porque amo o Do Contra.

Boa leitura!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Histórias Sem Palavras

Imagine um livro sem palavras, apenas com imagens.

É o que acontece na coleção "Histórias Sem Palavras", uma criação de ilustradores de várias partes do mundo que resolveram elaborar exemplares apenas com imagens. A ideia é fazer com que a criança desenvolva a capacidade de contar histórias a apartir de simples ilustrações, trabalhando a percepção das cenas, seguindo uma lógica no que é contado.

Para os pais a sugestão é deixar que o filho interprete por conta própria o que aparece no livro. Em todo caso, cada livro tem uma resenha que serve como apoio para os pais irem guiando o "pequeno criador".


Resenhas


 A busca do cavaleiro (Fernando Vilela) 



A saga do cavaleiro que almeja grandes conquistas e nada o pode deter. O que ele procura? E o que o espera?






A máscara (Juliette Binet)


Um disfarce, uma máscara e a possibilidade de o ratinho participar das brincadeiras das crianças. Será que dará certo?





E a mosca foi pro espaço (Renato Moriconi)


Uma viagem pelo espaço? Dentro de um balão? Nem a mais viajada das moscas poderia imaginar onde conseguiria chegar...





Ladrão de galinha (Béatrice Rodriguez)


A jornada de três bichos que lutam para resgatar sua amiga galinha raptada pela raposa. Será que ela está bem?





Meu leão (Mandana Sadat)

A amizade inusitada entre o menino e o leão e que não é aceita por ninguém. O que eles farão para continuarem amigos? Será possível?







Os donos da bola (Jô Oliveira)



No antigo Morro do Castelo, centro da cidade do Rio de Janeiro, uma bola de borracha despenca da cesta de um vendedor e desce a ladeira em disparada, quicando. Atrás dela, um grupo de alegres cariocas improvisa uma surpreendente brincadeira coletiva de onde tudo começou...



Assunto: Vida em sociedade

Idade recomendada: A partir de 5 anos


 Resenhas extraídas de: http://www.escalaeducacional.com.br

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O primeiro livro que...

... li
O escaravelho do diabo - Lúcia Machado de Almeida. Acho que foi esse. Faz tanto tempo, nem lembro rs.

... comprei
 Iracema - José de Alencar. Pena que não gostei :/

... ganhei
O vampiro que descobriu o Brasil - Ivan Jaf. Foi presente de aniversário. Amei!

... emprestei
Formaturas infernais - Várias autoras. E voltou! Hehehhe

... perdi
Eu sei o que estou fazendo - Manuel Filho. É triste perder um livro, ainda mais quando a gente gosta tanto.

... peguei na biblioteca
O estudante - Adelaide Carraro. Foi tão despretensioso. Olhei, li e aprovei.

... não terminei de ler
Casa de pensão - Aluísio Azevedo. Não me conquistou.

... chorei
Marley e eu - John Grogan. Emocionante!

... odiei
Cartas Chilenas - Tomás Antônio Gonzaga. Era pra ficha literária do colégio. Chato.

... amei
Dom Casmurro - Machado de Assis. Só lendo mesmo pra entender o quanto amo esse livro. É ótimo! Sem mais.

Leiam! Leiam! Leiam!

Por Ângela Maria. 

Alguns Segredos e Outras Histórias


"Existe um tempo na vida em que começamos a experimentar outras sensações. É um tempo cheio de segredos e mistérios. 

Neste livro estão reunidos seis contos que descrevem comportamentos e visões de mundo deste novo momento. Uma fase da vida repleta de dúvidas, medos, anseios e até mesmo algumas ciladas.

As autoras falam da vida, dos sentimentos, das dúvidas, dos vazios, dos entretempos... um livro para jovens, mas também os pais dos adolescentes podem e devem ler. " *



Olá, leitores!

Dessa vez  a indicação para o fim de semana é a literatura juvenil "Alguns Segredos e Outras Histórias". São seis contos totalmente relacionados com a turbulência que todos nós passamos no início da adolescência. O melhor: as histórias são tão legais que dá vontade de ler uma continuação. O pior: não tem continuação. :(

Ficha Técnica:

Título: Alguns Segredos e Outras Histórias
Coleção: Entretempos
Editora: Larousse
Idade recomendada: 12-14

Boa leitura!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Plano Perfeito

"Duas pessoas igualmente obstinadas em rota de colisão. Uma, o governador do Kentucky, Oliver Russell. Um homem com planos de conquistar a Casa Branca. A outra, a bela e ambiciosa Leslie Stewart. Uma mulher determinada a vê-lo perder tudo. Em breve, os dois descobrirão que mesmo os planos mais perfeitos podem dar errado. E com consequências mortais. Envolvente a cada página, O Plano Perfeito é Sidney Sheldon em sua melhor forma. Conhecedor como poucos das técnicas da narrativa, Sheldon introduz o leitor no universo de duas das mais poderosas instituições americanas: a política e a imprensa."



Foi esse texto na contra-capa do livro "O Plano Perfeito" que me conquistou. Não bastava ser uma trama sedutora, também tinha que ser escrita por Sidney Sheldon. A história é tão envolvente que deixa você com vontade de desvendar cada um dos mistérios que, inicialmente, parecem óbvios. Cria-se todo aquele ambiente em volta dos personagens principais apresentando suas vidas ao leitor e deixando alguns acontecimentos do passado em suspenso. Ao longo da história, tudo o que se pensa é " mas é claro! Só pode ser!"... mas o final me surpreendeu como jamais poderia imaginar.
O clássico da reviravolta pode ser clichê (e legal) mas, quando é feito por Sheldon, fica simplesmente incrível! Ele não erra a mão para desenrolar os fatos. Com mais essa obra na minha lista posso dizer com toda certeza: Sidney Sheldon é meu autor favorito.

Leiam! Leiam! Leiam! Leiam! Leiam! Leiam! Leiam! Leiam! Vale muito a pena.

Por Ângela Maria.

Livros de Pano


  O site "Livros Feitos de Pano e... Surpresas!" (http://www.livrosdepano.com.br/) é perfeito para os pais que buscam a melhor forma de inserir a leitura na vida dos filhos desde bebês.


 


Apresenta dez motivos para escolher um livro de pano, indica temas de leituras para crianças entre 6 meses e 10 anos, além de diversos produtos em sua loja virtual


.Não tem como não se apaixonar pela leitura que é passada assim, de uma forma tão diferente e divertida!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Turma da Mônica Nas Escolas

Em entrevista ao programa "Encontro Com Fátima Bernardes" exibida no dia 17 agosto de 2012, Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, falou sobre seu projeto de alfabetização com o uso de gibis. 



Fato concretizado na China (aproximadamente, 180 milhões de crianças têm acesso a esse material) e, ao que tudo indica, o próximo país a receber a turminha nas escolas é o Vietnã. Infelizmente, no Brasil, quatro ministros da Educação recusaram o projeto, mas o Mauricio continua tentando fazer parte, de maneira formal, na educação das crianças brasileiras. 

                          In English!

Eu Sei O Que Estou Fazendo

Olá, leitores!

Hoje trago uma literatura adolescente, escrita por Manuel Filho, que serve de alerta para a galera que decide fazer "o que der na telha" para não ser deixada de lado pelos "amigos". Amigos esses, aliás, que levaram a Clau e o Willian a fazer coisas das quais nem pensaram que pudessem fazer.



"Fumar e beber na adolescência podem ser atos de irreverência, de transgressão de uma falsa maturidade. Clau e Willian conhecem de perto as consequências dessas opções. Ela passa a fumar para parecer mais velha, ele passa a beber para se enturmar e se soltar. À volta dos dois adolescentes, muitos outros tomam a mesma atitude, alguns adotando o consumo do fumo e do álcool, outros se distanciando." *

Ficha técnica

Título: Eu sei o que estou fazendo
Autor: Manuel Filho
Coleção: Quem tem razão?
Assunto: Vida em sociedade
Idade recomendada: 11-15 **

O texto desperta curiosidade, raiva, alegria e tristeza, tudo ao mesmo tempo. Fica aí a dica para o fim de semana. 

Boa Leitura!


http://books.google.com.br/books/about/EU_SEI_O_QUE_ESTOU_FAZENDO.html?id=-ySjPgAACAAJ&redir_esc=y

** http://www.escalaeducacional.com.br/obra.asp?id=347

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Os 11 livros mais polêmicos da história

Esses livros desafiaram as teorias e crenças da época. Eles tocaram em assuntos que sempre geram discussões: religião, ciências, política. Alguns até mesmo atentaram contra o que era considerada a moral e os bons costumes da sociedade em que foram publicados. Eles causaram burburinhos e muita polêmica. A Revista Mundo Estranho divulgou os 11 livros mais polêmicas da história, que você confere agora!

O primeiro da lista é o livro mais vendido e traduzido do mundo, a Bíblia. Durante séculos, fiéis, cientistas, pesquisadores e leitores levantam dúvidas sobre sua autoria, datas e conteúdo. Duplas interpretações e incertezas giram em torno de todo o livro, sobretudo, em assuntos como: a criação divina e o apocalipse.

Desafiando a religião e contrariando a própria Bíblia, outro livro causador de grandes polêmicas foi A Origem das Espécies (1859) de Charles Darwin. Ao apresentar a Teoria da Evolução que, dentre outros preceitos, afirma que tanto homens quanto macacos descendem de um ancestral comum, Darwin também abordou a luta pela sobrevivência das espécies e a seleção natural, causando extremo furor social. 

Conheça outros livros que também geraram polêmica:

Sarah - J.T. Leroy (1999)
Narra a história de Cherry Vanilla, um garoto de 12 anos que deseja virar uma mulher famosa. Com forte carga de prostituição e abuso sexual infantil, a história caiu no gosto até de celebridades. Em 2006, descobriu-se que J. T. Leroy não era um homem e sim um pseudônimo para uma ex-operadora de telesexo e verdadeira autora do livro. 

Deus, um Delírio - Richard Dawkins (2006)
O autor, um biólogo, expõe argumentos para provar que Deus não existe e coloca a religião como principal causa de males modernos como guerras e intolerância. A discussão entre religiosos e ateus gerou dezenas de artigos e livros contrários às ideias de Dawkins.  Dawkins virou ícone do ateísmo.

Versos Satânicos - Salman Rushdie (1989)
A obra que narra a história de dois muçulmanos que sobrevivem a um atentado à bomba é recheada de ironias e críticas ao Alcorão e ao islamismo. O livro levou líderes religiosos a oferecem US$6 milhões de recompensa pela morte de Rushdie que se manteve durante anos em anonimato.

Lolita - Vladimir Nabokov (1955)
Rejeitado por várias editoras, que o taxaram de pornografia pura, Lolita é um romance escrito em primeira pessoa que conta a história de Humbert Humbert, um professor quarentão que se apaixona por sua enteada de 12 anos. Lolita foi durante muito tempo considerada uma obra pornográfica e que atenta contra os bons costumes.

Madame Bovary - Gustave Flaubert (1857)
Uma obra avançada para os padrões da época. Carente de aventuras, Madame Bovary comete adultério e se entrega ao consumismo desenfreado. Por fazer críticas ao clero e à burguesia, o romance causou polêmica e Flaubert foi levado a julgamento por ofender a moral e a religião. Absolvido, Flaubert declarou no tribunal: “Emma Bovary sou eu”

A Interpretação dos Sonhos - Sigmund Freud (1900)
Ao afirmar em sua obra que os sonhos eram projeções do inconsciente, Freud contrariou as teorias da época que acreditavam que os sonhos não eram inteligíveis. As interpretações sexuais dadas a alguns sonhos foi o que causou maior escândalo na época.

Os 120 Dias de Sodoma - Marquês de Sade (1785)
A violência neste livro foi a forma que o autor encontrou para afrontar a Igreja, a família e o Estado em sua época. A obra conta com cenas de incesto, tortura, orgias e assassinato. Não foi à toa que o sobrenome do autor deu origem ao termo “sadismo”. Marquês de Sade foi preso diversas vezes por seu comportamento e acabou falecendo em um hospício.

Mein Kampf - Adolf Hitler (1925/1926)
A “cartilha do nazismo” expressava as ideias antissemitas e racistas do ditador, que escreveu o primeiro dos dois volumes na prisão. Foi uma "semente" da 2° Guerra Mundial e do Holocausto, já que, em suas páginas, Hitler persuadia os alemães a combater os judeus, que, segundo ele, pretendiam dominar o país. O estado da Baviera, na Alemanha, se recusa a reeditar a obra ou permitir republicações.

Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos - Giordano Bruno (1584)
Precursor da filosofia moderna, o livro se baseia na teoria do astrônomo e matemático Copérnico, que afirmava que a Terra não era o centro do Universo. Para o autor,o Universo seria infinito e com um número infinito de mundos, todos em sistemas heliocêntricos (ou seja, que têm um Sol como centro), comseres inteligentes. O autor acabou executado como herege pela Inquisição.

(Fontes da notícia aqui e aqui)

domingo, 9 de setembro de 2012

O Pequeno Príncipe

Publicado em 1943 nos Estados Unidos, "O Pequeno Príncipe", escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, encanta crianças e adultos pelos ensinamentos que são passados em uma linguagem simples. 


A História


Um principezinho parte em uma viagem por vários planetas até chegar à Terra. Durante a jornada, acaba conhecendo diversos personagens como o rei, o geógrafo, o vaidoso, o bêbado, a serpente, o empresário, a raposa, o vendedor, o aviador, o acendedor de lampiões e o manobreiro, todos passando ensinamentos ao pequeno príncipe, da mesma forma que este os ensina algumas lições.

TV

Há uma versão em desenho animado.







Na Web


O site oficial do Pequeno Príncipe no Brasil apresenta cada um dos personagens, além de mostrar a história do autor entre muitas outras informações.







A obra também conta com uma página no Facebook.<http://www.facebook.com/opequenoprincipe>







Visite: http://www.opequenoprincipe.com/blog/
            http://www.lepetitprince.co.jp/ (em japonês)

sábado, 8 de setembro de 2012

A menina que odiava livros

A animação conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.

Divirtam-se!  : D