sexta-feira, 8 de junho de 2012

Uma Questão de Interpretação


A maior dificuldade de alunos nos ensinos fundamental e médio é entender o que dada questão exige. Interpretar o enunciado é o início da resposta do exercício.

Mas é tão simples. Basta ler!

Aí é que está o problema. Não basta ler, é preciso entender.
Até mesmo em disciplinas como Matemática, Física e Química. Há quem acredite que   conhecer a fórmula é o "X" da questão. "Sabe a fórmula, sabe responder". E não é bem assim que a coisa funciona. De que adianta saber o que vai usar e não entender o que deve ser usado naquele momento? 

Onde está o erro?

A leitura não foi devidamente trabalhada durante a infância, não recebeu a merecida atenção e importância. Faltou empenho de pais, alunos e professores.

O que fazer?

Lembra do clássico discurso do seu professor do 5° ano?
"Leia a prova com atenção. Se não entendeu, leia de novo. Continue lendo até entender. Não tenha pressa para terminar a prova."
É mais ou menos assim que deve ser. Sem pressa, sem desespero. Calma e persistência para quem já é "grandinho" e sente alguma dificuldade com livros, textos, provas, etc..
Para quem está chegando agora nesse meio : http://biblio-edu.blogspot.com.br/2012/05/criancas-salvacao.html

Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário